top of page

PLURAL(s)?


Esses dias eu estava pensando sobre plural.

Pensandos, pois eram mais de um pensamento.

Aí me atentei ao fato de plurais curiosos, por exemplo:

O plural de mãe é mães

De mão é mãos

Porém de pão é pães

E de limão é limões

Poderia eu, ousado ser, ao dizer:

Que afortunado é o filho de duas mãos

Que vestiu luvas em ambas as mães?

Ou ainda que algemaram as mões de dois irmões?

Vixe que confusães!

Agora não sei se mões foi o plural de mãe

Ou será que era apenas de mão?

Caramba me meti em confusãos!

Está pior que ferida ardendo quando se pinga limães

Valha-me deus! Que fome é essa? Quero matá-la com dois pões.

Então da mente recebi um sinal

Pensando assim, o plural de mal

Provavelmente dever ser mais

Já que de final, certamente é finais

Aí fui contar isso para o Jamal.

Contei, mas ele não gostou.

Perguntei se ele queria ouvir,

O plural do nome dele, como ficou

Mas ele me disse enquanto ria

Que o plural do nome dele

Pela minha regra, já sabia

Só não queria ouvi-lo hoje

E nem nunca mais

Pois pela minha lógica, o plural de Jamal

Era Jamais.


bottom of page